Sobre o Programa Fundamental
O Programa Fundamental é um programa de estudo criado pelo Venerável Geshe Kelsang Gyatso que oferece uma oportunidade de aprofundar nossa compreensão e experiência do Budismo por meio de estudo sistemático dos livros do Venerável Geshe Kelsang Gyatso. Esses programas são especialmente adequados para a vida moderna.
As aulas incluem meditação, transmissão oral do texto e discussão em duplas e grupos. O curso compreende ainda pujas, estudos individuais e exames de auto avaliação.
Por meio dos ensinamentos de Buda, meditação e discussão, o foco das aulas está em obter experiência prática para aplicar em sua vida diária e solucionar problemas.
Se você participa regularmente das aulas do Programa Geral e deseja aprofundar um pouco mais em seu estudo e prática, o estudo sistemático dos textos budistas pode ser um próximo passo para você.

Benefícios do PF
Participando do Programa Fundamental você melhora a sua qualidade de vida e:
– Aprofunda o seu conhecimento prático do Dharma;
– Aprende a meditar ou melhora a qualidade da sua meditação;
– Desenvolve sabedoria, cultiva um bom coração e mantém o estado de paz mental;
– Aprende a resolver problemas com soluções internas e transforma situações difíceis em oportunidades de crescimento espiritual;
– Desenvolve amizades com os outros alunos e passa a fazer parte da comunidade budista Kadampa moderna (Sangha);
– Ajuda no desenvolvimento do Centro e do Dharma em Jundiaí, contribuindo dessa forma para um mundo melhor.

Como participar?
Para fazer parte do Programa Fundamental é necessário agendar uma entrevista prévia no Centro onde serão fornecidas as orientações e esclarecimentos sobre o Programa. Qualquer pessoa, iniciante ou praticante, pode participar do Programa Fundamental. Se você preferir, é possível participar de até três aulas experimentais antes de decidir sobre sua adesão ao programa completo. Neste caso, é necessário se inscrever através do Sympla.
As aulas do livro Como Entender a Mente acontecem às segundas das 19h30 às 21h30. O estudo deste livro começou em dezembro de 2023.
As aulas do livro Grande Coração de Sabedoria acontecem às sextas das 19h30 às 21h30. O estudo deste livro começou em dezembro de 2023.
Inscrições ainda estão abertas.
Para informações sobre planos e valores clique aqui.


Clique para comprar o livro.

Em dezembro de 2023, demos início ao estudo do livro Como Entender a Mente: A Natureza e o Poder da Mente, do Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche. Guiados pela professora monja Gen Kelsang Chime, veremos o que são as Mentes Conceituais e Mentes Não Conceituais, Crenças Corretas, Conhecedores Válidos e vários outros tópicos sobre a Mente. Também conheceremos Meditações de uma Pessoa do Escopo Inicial, Escopo Mediano e Grande Escopo.

Este livro nos oferece uma visão profunda sobre a nossa mente e mostra de que maneira uma compreensão sobre a natureza da mente e como ela atua, ou funciona, pode ser utilizada de modo prático em nossa experiência cotidiana para melhorar nossa vida.

Felicidade e sofrimento são sensações – partes de nossa mente – e, portanto, suas causas principais não são encontradas fora da mente. Se, realmente, desejarmos ser felizes de verdade e livres do sofrimento, precisamos aperfeiçoar nossa compreensão sobre a mente.


Clique para comprar o livro.

O Sutra do Coração é provavelmente o discurso mais conhecido de Buda; e, no entanto, revela um aspecto de seu ensino – verdade última, a vacuidade – que é um dos mais difíceis de realizar.

Neste livro extraordinário, Geshe Kelsang nos leva linha a linha através do Sutra e explica seu significado oculto com notável clareza. O estudo sincero deste livro estabelece uma base sólida para a meditação sobre a vacuidade da verdade última, o que leva à completa erradicação da ignorância do agarramento ao em-se, e à experiência de permanente paz interior. O livro também inclui uma prática especial baseada na recitação do Sutra para superar obstáculos e obstáculos. “Para os estudiosos sérios do budismo, seria difícil encontrar um livro melhor.” – THE MIDDLE WAY.

Guiados pela professora monja Gen Kelsang Chime, veremos o que é Vacuidade, as Verdades Convencionais e Verdade Última, a União das Duas Verdades, os Fenômenos Dependente-Relacionados, a Verdade que é Vazia dos Oito Extremos, e vários outro tópicos profundos sobre a verdadeira realidade das coisas. Também conheceremos Meditações de uma Pessoa do Escopo Inicial, Escopo Mediano e Grande Escopo.